Informações: Para mais informações sobre Turismo em Diamantina, ligue: 3531-9532
DISTRITO DE CONSELHEIRO MATA
O Distrito de Conselheiro Mata está localizado em um vale rodeado por serras. A sede, por ser uma área mais plana, arborizada e de clima agradável, mesmo no verão, é ideal para os que preferem sossego e passeios a pé, de bicicleta ou a cavalo.
Com uma população de 420 habitantes, o Distrito é formado por um pequeno agrupamento de casas. No centro está a capela dedicada a Nossa Senhora das Dores.
Muito próximo à sede do Distrito está o Riacho das Varas, de águas tranquilas para banho e descanso.
Como a maioria das comunidades do Alto Jequitinhonha, Conselheiro Mata têm suas origens ligadas à exploração de ouro e diamante, assim como a presença de tropeiros na região, que buscavam lugares em que o gado pudesse pastar e os membros da comitiva descansar.
O povoado era chamado de Riacho das Varas, nome do riacho que corta a cidade.
Em 1950 Helena Antipof inaugurou no local o colégio para meninas, que tinham a formação para professoras, mais tarde, funcionou como Centro Regional de Treinamento. No ano de 1961, foi criado o Ginásio Rural Padre José de Carvalho, para acolher internos adolescentes. Hoje no antigo prédio do colégio para meninas funciona uma escola estadual. O imponente prédio se encontro no centro do distrito.
Conselheiro conta com a antiga Estação Ferroviária, integrante da linha de trem que ligava Diamantina a Corinto. A construção da estrada de ferro Diamantina-Corinto em 1912, com a denominação de Estação Ferroviária Riacho das Varas, também trouxe perceptível desenvolvimento para a comunidade. No final do ciclo do ouro e do diamante ela era a única justificativa para o progresso de Conselheiro Mata. O trecho integra a atual Trilha Verde da Maria Fumaça.
Cachoeiras de Conselheiro Mata – As belezas naturais são o ponto forte do turismo na região. São as mais bem preservadas da região de Diamantina, com grandes quedas, corredeiras e águas potáveis e cristalinas. São elas: Cachoeira das Fadas, das Andorinhas, do Triângulo, Poço das Sereias, dos Três Desejos, Telésforo, dentre outras.
Atenção: A maioria dos atrativos não são sinalizados. Recomendamos que as visitas sejam acompanhadas por um guia local. Entre em contato com um de nossos guias ou receptivos locais!