Informações: Para mais informações sobre Turismo em Diamantina, ligue: 3531-9532

DISTRITO DE CONSELHEIRO MATA

O Distrito de Conselheiro Mata está localizado em um vale rodeado por serras. A sede, por ser uma área mais plana, arborizada e de clima agradável, mesmo no verão, é ideal para os que preferem sossego e passeios a pé, de bicicleta ou a cavalo.
Com uma população de 420 habitantes, o Distrito é formado por um pequeno agrupamento de casas. No centro está a capela dedicada a Nossa Senhora das Dores.
Muito próximo à sede do Distrito está o Riacho das Varas, de águas tranquilas para banho e descanso.
Como a maioria das comunidades do Alto Jequitinhonha, Conselheiro Mata têm suas origens ligadas à exploração de ouro e diamante, assim como a presença de tropeiros na região, que buscavam lugares em que o gado pudesse pastar e os membros da comitiva descansar.
O povoado era chamado de Riacho das Varas, nome do riacho que corta a cidade.
Em 1950 Helena Antipof inaugurou no local o colégio para meninas, que tinham a formação para professoras, mais tarde, funcionou como Centro Regional de Treinamento. No ano de 1961, foi criado o Ginásio Rural Padre José de Carvalho, para acolher internos adolescentes. Hoje no antigo prédio do colégio para meninas funciona uma escola estadual. O imponente prédio se encontro no centro do distrito.

Conselheiro conta com a antiga Estação Ferroviária, integrante da linha de trem que ligava Diamantina a Corinto. A construção da estrada de ferro Diamantina-Corinto em 1912, com a denominação de Estação Ferroviária Riacho das Varas, também trouxe perceptível desenvolvimento para a comunidade. No final do ciclo do ouro e do diamante ela era a única justificativa para o progresso de Conselheiro Mata. O trecho integra a atual Trilha Verde da Maria Fumaça.

Cachoeiras de Conselheiro Mata – As belezas naturais são o ponto forte do turismo na região. São as mais bem preservadas da região de Diamantina, com grandes quedas, corredeiras e águas potáveis e cristalinas. São elas: Cachoeira das Fadas, das Andorinhas, do Triângulo, Poço das Sereias, dos Três Desejos, Telésforo, dentre outras.

Atenção: A maioria dos atrativos não são sinalizados. Recomendamos que as visitas sejam acompanhadas por um guia local. Entre em contato com um de nossos guias ou receptivos locais!

Outras Notícias

VESPERATA DE DIAMANTINA. ESPETÁCULO ÚNICO

VENHAM PARA DIAMANTINA, CHICA DA SILVA ESTÁ CHAMANDO! . DIAMANTINA SEMPRE VIVA! . Diamantina está se preparando p...

CASA DA GLORIA. O PASSADIÇO DE DIAMANTINA

As construções que compõem a atual Casa da Glória são de épocas e estilos diferentes. O edifício principal ou bloco I...

CAMINHO DOS ESCRAVOS, ANTIGA ROTA DE ABASTECIMENTO DO ARRAIAL DO TEJUCO.

Foi uma das principais vias de ligação entre o Norte de Minas e o Sul da Bahia no sáculo 18. Era a rota dos diamantes...

MERCADO VELHO E CENTRO CULTURAL DAVI RIBEIRO

O antigo Mercado dos Tropeiros, construído em meados do sáculo XIX, servia de ponto de encontro dos comerciantes para...